Em junho de 2018 a plataforma divulgou dados que indicam que o Instagram já possui 1 bilhão de usuários, ou seja, já é uma das maiores redes sociais do mundo deixando de ser um app exclusivo para compartilhamento de fotos e vídeos, para ser uma ferramenta de negócios.
Se você se preocupa em inserir sua marca ou produto no Instagram de forma a conquistar uma audiência engajada, parabéns! Esse é o primeiro passo. Um dos principais erros é o de querer comprar seguidores ao invés de trabalhar a conquista por meio do seu conteúdo e posicionamento. Não despreze o fato de que, segundo o Sprout Social, 32% da internet mundial está no Instagram e 30% dos usuários do Instagram compraram um produto que descobriram dentro da rede. Existem dezenas de dicas que podem render um e-book sobre o assunto, mas as principais são:
1. Organize seu perfil
Se a primeira impressão é a que fica, é aqui a sua chance de se apresentar. Dedique tempo a uma descrição objetiva (150 caracteres) e que informe o que sua empresa oferece ou no que ela acredita. Se for possível use suas principais hashtags para ajudar na identificação do tipo de conteúdo fornecido.
Cuidado com o nome de usuário! Deve ser simples, sem caracteres especiais ou números que possam dificultar que seu perfil seja encontrado. Forneça também um link de acesso ao seu website, Youtube ou blog. Uma ótima opção muito recomendada atualmente é o Linktree para concentração de links em um único lugar.
2. Organize o feed
Procure manter um padrão visual de cores, formas e fontes. Esse padrão pode ser definido a partir das cores do seu logotipo, aliás, deve. Evite a sucessão de produtos ou de mensagens motivacionais. Busque intercalar uma coisa e outra. Não se preocupe com quantidade e sim com a qualidade das publicações. O reconhecimento da marca também depende disso.
3. Conteúdo e Hashtags
Gosto de pensar que, na briga pela audiência, ganha quem sabe o que diz e não quem grita mais alto. Esqueça o número de seguidores e se preocupe em gerar conteúdo que possa ser absorvido por quem já te segue. O que vier é consequência.
Tenha em mente que o Instagram é uma rede onde a parte visual é a mais importante. Cuide da qualidade visual e utilize o mínimo de texto nas imagens. Evite imagens com cara de publicidade, use emojis e escreva legendas amigáveis, bem humoradas e motivadoras.
Já as hashtags são obrigatórias. 12,6% das postagens têm mais engajamento quando possuem #, segundo o Sprout Social. Use hashtags que estejam alinhadas com o seu negócio, produto, serviço ou o tema abordado. As que eu mais uso são #designgrafico #conteudo e #empreendedorismo. Nada de #escrever #uma #frase #inteira #usando #hashtag, ok?!
4. Stories
Quando você mostra onde trabalha, como trabalha, como é o processo da sua empresa ou da produção de um material, compartilha dicas, eventos e cursos, você está humanizando sua marca. Eu já recebi pedidos de orçamento e fechei contratação de serviço pelo stories simplesmente por mostrar que por trás da empresa tem uma profissional trabalhando e é assim com outras centenas de milhares de perfis empresariais. Aproveite também para criar categorias com alguns stories em destaque com capas personalizadas.
5. Frequência
A frequência de publicações precisa ser pensada levando em consideração os dias e horários em que os seus seguidores estarão mais ativos no Instagram. Normalmente, pelo menos 1x por dia é o mínimo para manter seu perfil “bem alimentado”. Faça um planejamento e crie cronogramas a partir de temas e conteúdo pré definidos e deixe tudo agendado.
6. Retribua
Todo esse trabalho para conseguir engajamento e não ser engajado, é trabalho perdido. Responda mensagens e comentários dos seus seguidores, demonstre interesse e estabeleça conexões com sua audiência.
Abraço da Mari!
Comments