top of page
  • Writer's pictureMariana Fazzeri

5 passos para criar um nome para sua empresa

Pensar em um nome para o seu negócio pode ser uma tarefa difícil considerando que é necessário reunir em apenas algumas letras vários atributos como: fácil escrita e interpretação, disponibilidade para registro, brevidade (fácil memorização), significado e diferenciação perante a concorrência.


O nome (ou naming) é o primeiro elemento da construção de uma identidade. A partir dessa definição todo um sistema visual será criado com logotipo, tagline, slogan, tipos, regras de aplicação e outros. Por isso, essa etapa é muito importante!


Passo 1:

Defina os objetivos e o significado ideal que a marca deve possuir. Seu objetivo é obter um nome para uma empresa de produtos ou serviços? Você deseja que esse nome transmita alegria ou seriedade? Qual o perfil do público que irá ter contato com sua marca?


Passo 2:

Faça uma pesquisa e colete os nomes utilizados por outras empresas do seu segmento.


Passo 3:

Faça uma lista com os nomes que você pensou, sejam eles metafóricos, combinações de duas palavras, nomes compostos, junção de inicias e outros (inclusive os que considerar ruins) e em seguida filtre os que mais se adequam aos critérios definidos no passo 1.


Passo 4:

Realize breve pesquisa de receptividade coletando opiniões sobre as percepções e sensações que o nome escolhido causa e faça um rápido resumo com as conclusões positivas e negativas.


Passo 5:

A decisão pelo nome deve vir acompanhada de pesquisa em órgãos competentes para confirmação da disponibilidade para registro e uso. No próprio INPI é possível fazer essa verificação de forma gratuita.


Importante lembrar que uma das regras do registro de marca é que o mesmo nome pode ser registrado por várias pessoas, desde que em categorias de atividades diferentes, por exemplo: Arruda Advogados (serviços) e Arruda Cosmética Natural (produtos). Caso encontre o nome que deseja na pesquisa, verifique o segmento. Se for outro, existe grande possibilidade de registro.


Abraço da Mari!


36 views

コメント


bottom of page